FENÍCIOS (ANTIGUIDADE ORIENTAL)
- Ju Menezes
- 7 de mar. de 2016
- 1 min de leitura
A Fenícia situava-se numa faixa de terra correspondente à costa do atual Líbano, abrangendo também uma parte da Síria, ao norte, e da Palestina, ao Sul. Utilizando-se de florestas repletas de cedros, madeira com a qual construíram seus navios, desde cedo eles se voltaram para o comércio marítimo. Sua posição geográfica, situada no cruzamento das rotas comerciais do Oriente e do Ocidente, era estratégica e os incentivava a explorar os mares. Por volta do século VIII a.C., os fenícios possuíam a marinha mais poderosa do mundo mediterrâneo.

Assim como outros povos da antiguidade, também se organizavam politicamente em cidades-Estado autônomas. Sendo assim, como não havia centralização política, a unidade cultural entre diferentes cidades-estados era dada pelo uso da mesma línguia, do mesmo alfabeto e pelo culto aos mesmos deuses.
Entre o século IX e o VIII a.C., ameaçados pelos constantes ataques do Império Assírio, os fenícios se expandiramm pelo Mar Mediterrâneo e fundaram colônias por toda a região, sendo Cartago, a mais famosa delas. A expansão fenícia, entretanto, não tinha por objetivo conquistar novas terras, mas estabelecer uma rede de entrepostos e portos para viabilizar o comércio a longa distância.
ALFABETO FENÍCIO
O alfabeto fenício foi o primeiro a representar fonemas e não apenas letras, motivo pelo qual ele podia ser usado para escrever em diferentes línguas. A partir da Fenícia, o alfabeto difundiu-se para a Europa e a Ásia, onde originou diferentes tipos de escrita alfabética.
Comments